Cadastro Positivo Para Você

Talvez você já tenha ouvido algo a respeito do Cadastro Positivo, não é mesmo?! Ele veio para ajudar a revolucionar o modo como é feito a análise e a concessão de crédito, transformando o processo em algo mais justo para todos.

Como essa solução ainda é considerada nova no mercado, vamos mostrar para você um pouco mais sobre ela, explicando o que é, quais as vantagens, os benefícios para você e muito mais, pois se engana quem acha que ele só beneficia as empresas.

Vamos falar sobre o Cadastro Positivo através dos seguintes tópicos:

O que é o Cadastro Positivo?
Como faço para me cadastrar?
Como o Cadastro Positivo pode me beneficiar?
Mas como o Cadastro Positivo funciona?
Quais informações ficam disponíveis no meu histórico de pagamento?
Como faço para acessar o meu histórico?

Agora que você já sabe quais serão os tópicos abordados, continue a leitura aqui com a gente!

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um banco de dados, composto por informações de pagamentos, sejam esses pagamentos aqueles que já foram realizados ou os que estão em andamento.

Todos esses dados ficam armazenados no histórico de pagamento, que leva em conta toda a sua vida financeira mais recente em relação a concessão e compras a crédito.

E é muito importante ressaltar que todas as suas informações estão completamente seguras, pois o SPC Brasil, empresa gestora de dados, está autorizada a operar o Cadastro Positivo pelo Banco Central.

Como faço para me cadastrar?

Você não precisa se cadastrar, já que todos os consumidores brasileiros estão inseridos no Cadastro Positivo automaticamente, segundo a Lei Complementar 166/2019.

E aqui vamos dar uma dica muito legal, pois você pode usar o aplicativo SPC Consumidor para mais informações. Lembrando que ele também pode ser usado para verificar se existe alguma dívida pendente no banco de dados do SPC Brasil.

Como o Cadastro Positivo pode me beneficiar?

O Cadastro Positivo permite que você tenha mais poder de compra, já que você poderá ter acesso a juros bem menores e conseguir crédito de maneira mais simples.

No entanto, esse não é o único benefício. Confira alguns outros:

Menos burocracia para conseguir crédito;
Mais facilidade para acompanhar seus pagamentos;
Melhor acompanhamento do seu score de crédito;
Mais confiança entre os lojistas e você;
Mais facilidade para mostrar que você pode pagar a prestação, mesmo quando você não tem comprovação de renda.

Mas como o Cadastro Positivo funciona?

Ele funciona de maneira bem simples, pois ao realizar o pagamento das suas contas, o seu comportamento vai sendo registrado em seu histórico, que só pode ser acessado por empresas, como lojistas e instituições financeiras.

As empresas podem consultar essas informações para fazer uma análise de crédito mais assertiva, conhecendo melhor o seu histórico positivo.

E, consequentemente, você terá mais vantagens, como redução das taxas de juros e concessão de crédito com menos burocracia.

Quais informações ficam disponíveis no meu histórico de pagamento?

Informações que estejam relacionadas a concessão e histórico de pagamento de compras a crédito, como:

Compras a prazo;
Financiamentos e empréstimos;
Contas de luz, água e telefone;
Assistência médica e odontológica;
Internet e TV por assinatura;
Mensalidade escolar.

Lembrando que essas informações são referentes a valores e datas, como: valor total, valor e vencimento das parcelas, valor e data do pagamento, parcelas a vencer.

Confira quais são as informações que não fazem parte do Cadastro Positivo.

Como faço para acessar o meu histórico de pagamento?

Para acessar o seu histórico de pagamento é muito fácil, pois você só precisa criar o seu acesso.

Caso você já tenha login e senha definida, é só entrar no sistema do Cadastro Positivo para poder conferir seu histórico, score de crédito e outras informações.

Ao fazer o login, pode ser que as suas informações não estejam disponíveis ainda, já que os dados estão sendo enviados aos poucos pelas empresas. Em pouco tempo, você receberá uma notificação sobre sua entrada no Cadastro Positivo e, a partir de então, poderá acessar suas informações.

E, se você ficou com uma dúvida, temos alguns conteúdos que podem te ajudar. Veja:

Dúvidas frequentes sobre o Cadastro Positivo.
Post em nosso blog sobre o Cadastro Positivo.
Post em nosso blog sobre o Cadastro Positivo para as empresas.