spc-cdl

Negativar alguém pode ser muito mais descomplicado do que você pode imaginar!

Sabemos que cobrar um cliente é um processo difícil, pois muitas vezes é trabalhoso e nem sempre resulta no recebimento da dívida. Contudo, a sua empresa pode sempre recorrer a negativação para tentar reaver o dinheiro que ainda não foi pago.

Essa é uma ferramenta muito utilizada por trazer ótimos resultados em menos tempo, uma vez que ela acelera o processo de recebimento, fazendo com que os devedores busquem formas de sanar logo o débito. Caso contrário, esses mesmos devedores terão grandes dificuldades em obter crédito no mercado. E é nesse momento que o SPC Brasil ajuda o seu negócio.

Mas como negativar alguém usando o SPC Brasil, não é mesmo? Continue a leitura para poder conferir todos os detalhes!

Primeiro passo para negativar alguém

Para que a sua empresa possa negativar um devedor, o primeiro passo é se tornar um associado de uma CDL, preenchendo um formulário de filiação.

Esse processo pode ser realizado de maneira online para maior comodidade e agilidade. Veja como é simples:

1 – Você realiza o cadastro;
2 – Seleciona o valor que deseja contratar;
3 – O SPC valida os dados preenchidos;
4 – Aprovado o seu cadastro, você já pode começar a utilizar o sistema do SPC Brasil.

Cadastrando um cliente na base de dados dos “maus pagadores”

Após se tornar um associado, o processo será realizado através do CNPJ da sua empresa, uma vez que não se pode utilizar um CPF para negativar um nome. Essa operação permite que apenas empresas negativem pessoas ou mesmo outras empresas.

Tendo isso em vista, você vai precisar dos seguintes dados para poder seguir o processo de negativar um cliente inadimplente:

– Dados do devedor (nome completo, CPF, endereço etc.);
– Valor da dívida;
– Data da compra e de vencimento da dívida.

Após realizar esse cadastro, o devedor é informado por meio de correspondência física ou digital com a marca do SPC Brasil.

Porém, um engano muito comum é acreditar que o nome do cliente consta como devedor logo após a inclusão do nome dele na base de dados. Após receber essa notificação, o cliente inadimplente tem alguns dias para pagar a dívida. Caso ele não efetue o pagamento, aí sim ele se torna um negativado, ou seja, fica com o seu “nome sujo”.

Negativei alguém. E agora?

Depois de enviar a notificação ao seu cliente devedor, um meio de cobrança muito mais amigável, é esperado que ele realize o pagamento da dívida ou entre em contato com a sua empresa para poder negociar.

A dívida sendo paga na sua totalidade ou em parcelas, o seu negócio tem a obrigação de seguir um protocolo para retirar o nome do cliente do cadastro de pessoas inadimplentes.

Portanto, a sua empresa deve solicitar em até 05 dias, contados da data do efetivo pagamento, a exclusão do nome do devedor dos serviços de proteção ao crédito. Caso contrário, o seu negócio corre o risco de responder por dano moral.

Você pode ler o nosso post as 7 dúvidas mais comuns sobre negativação de clientes para entender um pouco mais sobre o uso dessa ferramenta de cobrança.

Você viu como é fácil negativar alguém utilizando o SPC? Esperamos que esse conteúdo possa ajudar a sua empresa a reduzir os índices de inadimplentes e ainda aumentar os recebimentos de maneira eficaz.

Caso você queira receber dicas, saber de mais ferramentas como esta ou aprender a realizar processos, assine a nossa newsletter gratuitamente.

E para saber mais sobre as soluções e serviços da CDL São Paulo, em conjunto com o SPC, que podem ajudar a sua empresa, acesse as nossas páginas venda mais com segurança e cobrança facilitada de clientes.