O que é CNDL?

CNDL, sigla para Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, está diretamente ligada a história da CDL e do SPC Brasil. Contudo, você sabe o que ela é ou qual seu objetivo?

Nós já contamos a história da primeira Câmara de Dirigentes Lojistas e, consequentemente, citamos o Sistema CNDL, que pode ter gerado algumas dúvidas sobre a sua atuação no mercado.

Então, para que você entenda o que é, qual seu objetivo ou mesmo a sua função, resolvemos contar um pouco dessa incrível trajetória. Confira!

O que é a CNDL?

Fundada em 21 de outubro de 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas se originou do idealismo de empresários lojistas, que desde 1955, com o surgimento da primeira CDL, esforçavam-se pela criação de uma entidade de classe de nível nacional.

E, por isso, a CNDL tem como seu objetivo básico representar o segmento nacionalmente, em todas as áreas que estejam ao seu alcance.

Quais os valores da CNDL?

Como a CNDL é uma entidade de classe a nível nacional, ela tem como seus valores:

“Ética, Responsabilidade Social, União, Valorização, Transparência, Inovação, Liderança e Eficiência no cumprimento de desafios.”

Qual a sua política de qualidade?

Representante do varejo brasileiro, a CNDL está compromissada em congregar a representação institucional do Sistema CNDL e, através do SPC Brasil, desenvolver serviços de proteção ao crédito, buscando constantemente a qualidade e a melhoria contínua de seus processos, primando pelo associativismo e buscando a satisfação dos seus associados.

Quais são os objetivos da CNDL?

A CNDL integra-se às autoridades governamentais, buscando a obtenção de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa, a diminuição da burocracia, a redução da carga tributária, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento do país.

Assim, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas estabeleceu a seguinte missão e visão:

Missão:
Representar e fortalecer o Sistema CNDL, o Varejo e seus serviços defendendo de uma forma unificada e eficiente os interesses das FCDLs, CDLs e seus associados na busca do crescimento e desenvolvimento do Sistema CNDL e da sociedade como um todo.

Visão:
Ser a principal Entidade de representação do Varejo fomentando diretrizes nas atividades Econômicas, Políticas e Sociais do país.

Como está funcionando o sistema atualmente?

A união de empresários por meio de CDLs e da prestação de serviço do SPC Brasil resultou na formação do Sistema CNDL, composto por 2.200, 27 Federações e Equiparadas, uma Confederação Nacional e o SPC Brasil, que se tornou uma empresa e uma plataforma tecnológica e integradora, conectando o sistema aos mais de 450 mil associados em todos os segmentos da cadeia produtiva (agronegócio, indústria, varejo, serviços etc.).

Com isso, os papéis/responsabilidades do Sistema CNDL podem ser definidos da seguinte maneira:

– CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) defende nacionalmente de forma institucional o desenvolvimento do varejo.

– FCDLs (Federação da Câmera de Dirigentes Lojistas) norteadora política, econômica e social do varejo nos Estados da Federação.

– CDLs (Câmera de Dirigentes Lojistas) desenvolve e fortalece a iniciativa privada por meio do associativismo, da defesa do interesse do varejo e difusão dos serviços do SPC Brasil em 2.200 munícipios.

– SPC Brasil é a organização do Sistema CNDL responsável por conectar as informações dos mais de 450 mil associados, sendo assim o maior banco de dados da América Latina e responsável pelo compartilhamento de informações em um ambiente seguro por meio de sua plataforma tecnológica e integradora para soluções de CréditoCobrança, Antifraude, Marketing e Certificação Digital.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre a CNDL e a sua importância em relação ao varejo. Tudo isso é realizado para que a sua empresa, seja ela PME ou não, tenha benefícios que ajudem o seu negócio a crescer com segurança.