Negativação-CDLSP

A negativação de clientes existe há muitas décadas, sendo considerada uma das ferramentas mais utilizadas por empresas que buscam recuperar dívidas e, consequentemente, reduzir os índices de inadimplência.

Muitos empreendedores recorrem a negativação quando a cobrança de clientes se torna ineficiente, uma vez que esse processo nem sempre ocorre de maneira simples.

E, por isso, a negativação se tornou uma das ações que geram mais resultados para as organizações, já que ela acelera o processo de recebimento e evita que os clientes inadimplentes obtenham crédito com fornecedores e instituições financeiras até a quitação da dívida pendente.

Contudo, sempre ficam alguns questionamentos: Como as empresas podem utilizar a negativação como uma maneira eficaz de receber a dívida e não de ‘sujar o nome’ de um devedor? Como tornar esse processo benéfico para ambas as partes?

Para ajudar você, empresário, com esses questionamentos, elaboramos 4 tópicos essenciais sobre o assunto. Confira!


A negativação de clientes


Antes de começarmos, é muito importante que você saiba o que é a negativação ou o que é negativar um cliente.

A negativação de clientes é um processo de cobrança de dívidas, permitido apenas para empresas. Quando a empresa opta por utilizar essa ferramenta, o nome do devedor pode ser inserido em um órgão de proteção ao crédito, como o SPC Brasil.

Esse processo é importante para evitar que o devedor obtenha crédito com fornecedores e instituições financeiras, por exemplo, até a quitação da dívida pendente.

E, assim que a empresa faz a solicitação de inclusão do nome na lista de negativados, o órgão de proteção ao crédito responsável realiza o envio de uma carta física ou digital ao devedor para informar a situação. A partir dessa notificação, o cliente tem alguns dias para pagar os valores pendentes. Caso ele não realize o pagamento, será negativado.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a negativação, aconselhamos que confira o nosso post as 7 dúvidas mais comuns sobre negativação de clientes.


As vantagens de negativar um cliente


Uma das maiores vantagens da negativação está em tornar esse processo mais ágil, pois uma vez que o nome de um cliente consta no cadastro de negativados, o mesmo tende a agilizar o pagamento da dívida, já que que ele vai ter dificuldade em conseguir crédito, como já mencionado nesse conteúdo.

Mas a negativação também traz vantagens como:


Mudança de identidade da cobrança


Quando o devedor recebe uma carta com o nome e logotipo do SPC Brasil, a cobrança ganha mais força e a tendência é que ele queira quitar a dívida para não ficar com o “nome sujo”.


Pagamento rápido e fácil


No processo de negativação de um cliente, a sua empresa pode optar por adicionar um boleto na carta enviada ao devedor. Esse recurso de carta com boleto faz com que você receba mais rápido e ainda traz mais facilidade para o cliente, visto que ele não vai precisar entrar em contato para saber o valor devido ou como ele deve proceder para realizar o pagamento.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
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Custos reduzidos


Para protestar um título, existe um processo burocrático, pois é necessário reunir documentos, enviar ao cartório e, exceto no estado de São Paulo, onde é o devedor quem arca com as custas, em todos os outros estados brasileiros, os credores precisam arcar com as elevadas custas cobradas pelos cartórios. Ou seja, com a negativação, a sua empresa consegue reduzir custos e ainda trazer mais praticidade para o cotidiano.


Negativação de dívidas antigas


A lei permite que dívidas vencidas, e não pagas nos últimos 5 anos, possam ser cobradas e inseridas nos órgãos de proteção ao crédito através do processo de negativação.


Utilizando a negativação de maneira eficaz


Depois de conhecer mais sobre a negativação e as suas vantagens, a sua empresa precisa pensar em como utilizar esse processo de uma maneira que seja eficaz para o negócio.

Um ponto bem importante neste tópico é que algumas empresas e consumidores enxergam a negativação como algo não tão legal ou mesmo ruim, uma vez que esse processo acaba “sujando o nome de um devedor”. Mas isso não é verdade!

Como já mencionamos, esse é um processo que tem como objetivo o recebimento da dívida, fazer com que um cliente deixe de ser inadimplente e que uma determinada empresa receba por seu produto ou serviço. Além disso, esse processo contribui para que outras empresas não realizem negócios com pessoas ou empresas que não estejam adimplentes.

E ainda existe um grande ponto positivo que não é visto pelas organizações. A carta enviada ao consumidor é uma grande forma de manter contato, de estabelecer um elo entre uma empresa e um cliente, que pode estar passando por um momento complicado e que não teve condição de quitar o seu débito.

Nesse momento, você pode promover a quitação da dívida através de negociação, de descontos, de condições especiais. Essa é a hora de utilizar a negativação como uma excelente ferramenta de recuperação de crédito, que mostre ao seu cliente como a sua empresa se importa com ele e que existe uma disposição em ajudar.

Dessa maneira, o devedor vai procurar liquidar essa dívida o mais rápido possível, e você pode utilizar esse momento para manter um bom relacionamento com ele, para se tornar mais próximo, realizar ações personalizadas e futuros negócios.


Conte com a CDL SP para te ajudar no processo de negativação


Você pode contar com o SPC Brasil para solicitar a negativação de um cliente. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso que a sua empresa se torne uma associada da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da sua cidade.

Então, caso você seja de São Paulo, a CDL SP pode te ajudar! Você só precisa acessar a página cobrança facilitada e preencher o formulário. Logo, um dos consultores entrará em contato para que você tenha mais informações sobre como se tornar um associado e realizar a negativação de clientes.

Esperamos que esse conteúdo possa ajudar a sua empresa a utilizar a negativação de uma maneira mais eficiente, gerando bons resultados com os recebimentos e com a redução dos clientes inadimplentes.


Autora: Aline Oliveira
Co-autor: Carlos Gomes

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