Minimize o risco de crédito na sua empresa

Minimizar o risco de crédito é uma das prioridades da sua empresa?

Atualmente, a inadimplência é um dos maiores desafios dos empreendedores, uma vez que empreender não é nada fácil no nosso país e não receber pelos produtos ou serviços oferecidos pode comprometer o fluxo de caixa todos os meses. Portanto, é essencial compreender o que é e quais ações podem ser feitas para minimizar o risco de crédito na sua empresa.

Mas como fazer isso, não é mesmo? Esse pode ser o grande impasse, mas já podemos adiantar que existem diversas maneiras de fazer isso. O mais importante é contar com recursos, que ajudem a organização a crescer e se desenvolver, para levar mais segurança para o relacionamento com os seus clientes.

Continue a leitura que nós vamos ajudar você a entender melhor esse assunto, passando pelos principais tópicos.

O que é risco de crédito?

O conceito de risco de crédito pode ser definido, de forma bem resumida, como a probabilidade de um cliente não honrar com os seus pagamentos, sejam eles de um produto ou serviço adquirido por uma determinada empresa. Empresa essa que tem um interesse direto em fazer esse tipo de análise para se prevenir.

Vale lembrar que a inadimplência, no nosso país, cresceu e atingiu 63,71 milhões de pessoas até agosto desse ano. Esses dados são mostrados no levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Dessa forma, o risco de crédito é uma das melhores maneiras de tentar prever o descumprimento do que foi acordado e se antecipar diante dos problemas que isso pode causar.

Como é feita a avaliação do risco de crédito?

O método mais comum de realizar a avaliação do risco de crédito é através da utilização do banco de dados de um birô de crédito, como o SPC Brasil. Isso porque ele disponibiliza o score de crédito das pessoas, uma pontuação que indica a probabilidade de inadimplência.

Geralmente, com essa análise do score, já é possível compreender o histórico de pagamento de uma pessoa. Isso porque, ela obtendo contas em atrasos, aumentam as chances do risco de crédito.

Contudo, essa é uma das etapas de avaliação. É necessário incluir a análise de outros aspectos para, assim, tomar decisões assertivas. E é nesse momento que você pode contar a ajuda da tecnologia e da automação para conseguir levar mais segurança para o processo e ainda extrair dados que ajudem com a definição de novas ações e o realinhamento de estratégias.

Qual a relevância do risco de crédito?

O risco de crédito é relevante por vários motivos, sendo um deles o fator citado acima, já que é a melhor maneira de conhecer os seus clientes, aumentando as chances de executar ações eficazes e melhores estratégias.

Dessa forma, ao conseguir prever inadimplências futuras, você garante mais assertividade e facilidade para a sua empresa, já que será possível ter uma ideia mais precisa de quanto irá pagar e irá receber. Assim, você evita ser pego de surpresa, concedendo crédito apenas para pessoas que vão, realmente, honrar seus débitos.

Além desses pontos importantes, o risco de crédito também ajuda você a manter um bom relacionamento com seus clientes, uma vez que, antevendo e evitando a inadimplência, você não precisará negativar os devedores, que poderiam, por exemplo, difamar a sua empresa nas redes sociais, mesmo inadimplentes.

Existe uma classificação para o risco de crédito?

Ele pode ser classificado de várias maneiras diferentes, sendo as possibilidades inúmeras. Porém, existe uma padronização bem comum, utilizada pelo mercado, que considera riscos de primeira e segunda classe.

Riscos de primeira classe:

São considerados aqueles que oferecem altas chances de inadimplência, que, logo, exigem mais garantias para assegurar o credor. Sendo assim, analisando cada cenário, o crédito deve ser negado para prevenir problemas futuros.

Riscos de segunda classe:

Podemos dizer que os riscos classificados nessa categoria são mais pertinentes para uma organização, porque eles são menos arriscados, já que são clientes que tendem a pagar suas dívidas. Entretanto, é uma situação que precisa ser avaliada novamente caso o pagamento não aconteça.

Qual a relação entre tecnologia e risco de crédito?

Hoje em dia, a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para auxiliar na gestão do risco de crédito. Isso porque, com um bom sistema de automação, fica bem mais fácil centralizar a cessar todas as informações relevantes dos seus consumidores.

Dessa forma, contar com um software, para essa função, pode ser um dos melhores investimentos para a sua empresa. Afinal, será muito mais prático conferir o histórico de transações financeiras dos clientes, consultando cada perfil de maneira segura, rápida e precisa.

Além do mais, essa relação entre tecnologia e risco de crédito beneficia a área de vendas, contribuindo com uma classificação correta da carteira de clientes, ainda mais se for levado em consideração que as transações a crédito já são um hábito dos brasileiros.

Agora que você pôde entender melhor o risco de crédito, esperamos que tenha ficado claro o que deve ser feito para minimizar na sua empresa, já que ele está ligado diretamente a saúde do seu fluxo de caixa e ao bom relacionamento com os seus consumidores.

E se você quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, não se esqueça de assinar a nossa newsletter gratuitamente!