Open Banking e os benefícios para a sua empresa

O Open Banking chegou e, pelo que parece, chegou mesmo para ficar.

Diversas empresas estão utilizando essa ferramenta, já que se trata de um processo financeiro aberto de compartilhamento de dados, serviços e produtos autorizado pelo Banco Central. Logo, tem como objetivo a movimentação de contas bancárias por meio de plataformas.

Além disso, o Open Banking realiza análises financeiras mais conexas e eficientes com o perfil de cada pessoa, proporcionando uma visão mais precisa das finanças de cada um. Por isso, esse sistema consegue ajudar varejistas e bancos, já que sugere melhorias e boas ações ao gerar um sistema financeiro consistente.

Assim, já podemos adiantar que essa grande ferramenta traz grandes vantagens para as empresas, ainda mais se elas forem PMEs.

Então, se você quer saber mais sobre o Open Banking, continue a leitura! Vamos ajudar você a entender melhor o que ele é, qual a sua importância e quais os benefícios para o seu negócio.

Open Banking: o que é, onde vive, do que se alimenta?

Brincadeiras à parte, esse é um recurso que veio para ajudar os empreendedores.

O Open Banking pode ser denominado como uma ferramenta de compartilhamento de dados e serviços relacionados ao sistema financeiro. Dessa maneira, os dados passam a ficar disponíveis as instituições autorizadas pelo BCB (Banco Central do Brasil). Lembrando que grandes bancos, como Caixa, Itaú, Bradesco também estão inseridos nesse recurso.

Ademais, o Open Banking conta com uma interface de programação de aplicações, mais conhecida como API, que auxilia na integração de plataformas de forma segura e rápida, facilitando a experiência do cliente.

Qual a importância do Open Banking para os empreendedores?

Utilizar o Open Banking é bem importante para você que empreende, pois ele traz mais inovação para o setor financeiro e ainda gera mais competitividade entre as instituições bancárias.

Desse modo, consumidores e empresários possuem um controle maior sobre suas informações e pode levá-los para bancos que tenham pacotes de produtos e serviços melhores para o perfil de cada um.

E, quando a troca de dados é aprovada entre as instituições, o negócio que possui uma conta corrente em um determinado banco e tem algum empréstimo em outro, poderá ter acesso a essas informações em apenas um lugar. Ou seja, proporciona uma melhor gestão financeira para os seus usuários.

Quais os benefícios do Open Banking para o seu negócio?

Agora que você já sabe o que é e como é importante utilizar o Open Banking, vamos aos benefícios para o seu negócio.

#1 Melhor usabilidade para os clientes

Utilizando o Open Banking na sua empresa, você tem acesso a produtos e serviços, oferecidos pelo banco, disponibilizados em diversas plataformas.

Dessa forma, você tem uma série de opções na hora de escolher o que é melhor para o seu perfil. Pense que seria como utilizar a Netflix, que oferta diferentes serviços de maneira simples, rápida e com menos burocracia.

#2 Personalização de produtos

Outro benefício para o seu negócio são os produtos personalizados. Isso se deve ao fato de que o banco tem mais acesso ao histórico de transações para facilitar todo o processo.

Assim, fica muito mais fácil oferecer e realizar a personalização de produtos, uma vez que ele vai seguir o seu padrão e o seu perfil, trazendo uma grande vantagem para ambas as partes.

#3 Maior competitividade

O Open Banking vai alavancar a concorrência de maneira significativa, pois proporciona maiores propostas de produtos e serviços para pessoas e empresas. Portanto, com esse novo recurso, aumentam as possibilidades de você receber propostas mais coerentes com o que você precisa.

#4 Fontes de receitas diversificadas

Essa ferramenta também veio para trazer vantagens aos bancos, como já mencionamos anteriormente. Com isso, os bancos vão conseguir diversificar as suas fontes de receitas, isto é, eles vão conseguir desenhar vários canais para oferecer seus produtos e serviços.

Então, a vantagem para você, e seu negócio, é a de poder escolher qual canal você quer acessar e não perder mais tempo em filas indo até as agências para conferir opções ou realizar aquisições.

#5 Maior transparência

Com o compartilhamento de informações, os gestores possuem mais autonomia, já que existe mais visibilidade e transparência dos procedimentos de uso dos dados. Sendo assim, a sua empresa tem maior liberdade nos quesitos burocráticos. Por exemplo, mudar de banco quando quiser, de maneira simples e rápida, sem complicações.

Assim, você conseguirá utilizar vários produtos e serviços financeiros em instituições diferentes. Afinal, o Open Banking permite que os bancos sejam integrados, automatizando uma variedade maior de transações.

#6 Redução de custos

Ao utilizar as APIs, os intermediários que resolvem processos são reduzidos consideravelmente no Open Banking. Assim, o resultado é a redução de custos das instituições financeiras, pois elas estão economizando tempo e dinheiro também.

#7 Taxas bem menores

Mais um benefício que merece ser destacado são as taxas reduzidas, já que com o Open Banking os valores das operações são menores, sendo benéfico para os clientes e usuários.

Desse modo, com as informações interligadas entre diversas empresas, os clientes e PMEs têm acesso a escolhas mais atrativas e mais rápidas, além de custos que estão de acordo com as finanças reais. Dessa maneira, os consumidores vão poder avaliar as melhores condições e optar pelos melhores produtos e serviços.

Esses foram os benefícios do Open Banking para o seu negócio. Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer o que é essa ferramenta e a importância para a sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Assine gratuitamente a nossa Newsletter! Assim, você será informado logo que um novo post sair.