Saiba o que fazer quando uma dívida é protestada

Dívida protestada, um grande pesadelo para muitas pessoas. Isso porque reunir dívidas e ficar com nome sujo é uma grande preocupação para diversos brasileiros. Mas ele tende a piorar quando o endividamento aumenta e acaba seguindo para a justiça. Ou seja, a dívida acaba sendo protestada.

Por isso, o protesto de um título é considerado um meio de cobrança formal, que acontece na justiça, quando todos os outros métodos não foram eficazes ao realizar a cobrança de um devedor. Esse devedor é negativado e, com essa ação em cartório, ele pode ter crédito negado ao realizar uma solicitação.

Contudo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que fazer quando se atinge o nível de ter uma dívida protestada. Caso essa seja uma pergunta sua, não se preocupe, pois neste conteúdo você vai encontrar as respostas de que precisa. Confira!

Como saber se alguma dívida foi protestada?

Para saber se você possui dívidas em aberto, acesse uma plataforma de proteção ao crédito, como o SPC Brasil, para consultar o seu CPF. E, através de um cadastro rápido e fácil, você conseguirá verificar quais são as suas pendências e qual o status de cada uma.

No entanto, se o seu débito em aberto atingir o estágio de protesto de dívida, você será comunicado através de uma intimação, que será entregue pessoalmente por um colaborador do cartório. Mas, ela também pode ser enviada por meio de um edital público ou uma carta com Aviso de Recebimento.

Logo, com o documento em mãos, você terá até três dias úteis para entrar em contato com o credor dessa dívida ou efetuar o pagamento desse débito que está em aberto. Isso devido ao fato de que a carta funciona como um “aviso”, já que se não for quitada até o limite estabelecido, ela passa a ser uma dívida protestada.

Por que se preocupar com um título protestado?

Não pagar as suas dívidas pode trazer algumas consequências. Por exemplo, se você não pagou a dívida após a empresa credora entrar em contato, ela vai realizar a inclusão do seu nome em um órgão de proteção ao crédito, como o SPC Brasil, onde esse processo é conhecido como negativação. Então, além de ser negativado, você também poderá sofrer consequências mais severas, uma vez que a empresa pode acionar o devedor em cartório.

Dessa maneira, é essencial que você entenda a importância de ter uma dívida protestada, já que será muito difícil conseguir uma aprovação de crédito nesse caso. Afinal, poderá acontecer de você não ter mais como utilizar cartões de crédito e nem de conseguir empréstimos, financiamentos e afins.

Dívida protestada: como realizar a quitação?

Depois de entender o que acontece ao ter uma dívida protestada, chegou o momento de você saber como quitar essa dívida para evitar mais problemas.

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o Cartório onde aconteceu o protesto e exigir uma certidão. O prazo para a emissão é de até 24 horas, sendo válida em todos os cartórios brasileiros.

O segundo passo consiste em entrar em contato com a empresa credora para tentar uma negociação ou realizar o pagamento do débito em aberto.

O terceiro passo deve ser a solicitação do comprovante de pagamento dessa dívida, pois ele será essencial na regularização da sua situação no cartório.

E por último, mas não menos importante, volte ao mesmo Cartório de Protesto para fazer a apresentação da Certidão de Protesto Positiva e do comprovante de quitação.

Depois de realizar todos esses passos, o Cartório de Protesto irá carimbar o documento para alegar que o título foi executado. E, sem seguida, eles farão o envio do certificado para as empresas de restrição ao crédito, como o SPC Brasil, para informar que o débito foi liquidado.

Após a quitação da dívida protestada, qual é o prazo para regularização?

O prazo pode variar dependendo da região que você mora. Normalmente, o processo de recebimento do comprovante de quitação da dívida em cartório e a retirada do nome do órgão de proteção ao crédito pode acontecer em até cinco dias úteis.

Porém, dependendo da região onde o processo foi realizado, o status é regularizado em até 24 horas.

Gostou desse conteúdo? Então assine gratuitamente a nossa Newsletter para receber mais conteúdos como esse no seu e-mail!